É Astronomia ou Astrofisica?

--

Se você já fez esta pergunta ou pretende fazê-la, este artigo é para você.

Galáxias distantes espalhadas no campo de visão do Telescópio Espacial James Webb. (Image credit: NASA, ESA, CSA, and STScI)

A principal dúvida dos alunos no início dos cursos de Física é sobre qual carreira querem seguir. Muitos já chegam com foco na ASTRONOMIA & ASTROFÍSICA (parabéns) porém outros possuem somente uma idéia vaga sobre o que de fato representam estes termos. Na caminhada, narrativas e problemas da percepção sobre a expectativa e realidade de cada um faz com que muitos sonhos caiam por terra. Além da família, muitas vezes existem forças globais que tentam deixar as coisas mais confusas na cabeça dos jovens estudantes e também nas pessoas maduras com interesse nestas áreas.

O que é Astronomia & Astrofisica?

A astronomia nasceu do antigo fascínio da humanida pelo céu estrelado. Astronomia é a uma das disciplinas científicas das mais antiga da nossa civilização, e como muitas outras, evoluiu desde seu começo humilde de simplesmente contar, descrever e conectar com desenhos as estrelas no céu, até mapear grandes constelações a olho nu e descrever detalhadamente o mundo que nos cerca baseados na capacidade tecnológica de fronteira que a humanidade apresenta nos dias de hoje.

“Astrônomos e Astrofísicos já nascem assim. Aparecem querendo estudar isso e não adinata tentar impedi-los! Isso somente retarda o processo!”

Apesar do progresso que a astronomia fez ao longo de milênios, os astrônomos ainda estão trabalhando duro para entender a natureza do universo e o lugar da humanidade nele. Essa questão só ficou mais complexa à medida que nossa compreensão do universo cresceu com a expansão de nossas capacidades em técnicas observacionais. Este é o diferencial do Astrônomo.

À medida que as profundezas do céu se abriam na frente de nossos telescópios cada vez mais sofisticados e com detectores sensíveis que nos permitem de identificar os tipos mais estranhos de sinais, o céu repleto de estrelas que nossos ancestrais contemplavam se transformou em um zoológico de objetos incompreensíveis, incluindo buracos negros, anãs brancas, estrelas de nêutrons, supernovas, exoplanetas e muitos outros objetos diferentes.

Ao mesmo tempo, com a chegada telescópios espaciais como o James Webb, as constelações bidimensionais que inspiraram a imaginação dos primeiros observadores do céu, os homens primitivos, foram reduzidas a uma ilusão de ótica, onde o turbilhão de galáxias que se deslocam pelo espaço-tempo revela uma história que começou com o Big Bang há cerca de 13,8 bilhões de anos e se confudem com estrelas do primeiro plano (Figura acima). Entender processos e descrever tudo isso e montar experimentos observacionais para “ver” mais longe são alguns dos atributos dos Astronomos & Astrofísicos.

Ramos da Astronomia

Podemos dividir a astronomia em muitas parte. Vamos tentar aqui 5 subáreas das mais clássicas, porém muitas podem ser ainda listadas.

  • ASTROFÍSICA: Aplica as leis da física no espaço.
  • ASTROMETRIA: Mapea corpos celestes;
  • ASTRO”GEO”LOGIA: Examinando rochas, terreno e material no espaço;
  • ASTROBIOLOGIA: Busca de vida e traços dela fora da Terra;
  • ASTROQUÍMICA: Aplicando as leis da química no espaço;
  • RADIOASTRONOMIA…
Linhas de Fraunhofer. O espectro de cores visíveis, de 380 nm a 710 nm. Calculado diretamente usando os valores do espaço de cores CIE 1931. A conversão CIEXYZ para RGB é feita assumindo as características do dispositivo sRGB 1.10. Esta imagem pode servir de base para outras representações de espectros de cores.

A astrofísica nasceu com a física moderna e este momento remonta ao experimento OBSERVACIONAL de física óptica com a obtenção do espectro de Fraunhofer ou linhas de Fraunhofer na passagem da luz solar por um prisma. A imagem é de um conjunto de linhas espectrais associadas originalmente a faixas escuras existentes no espectro solar e que foram catalogadas pelo físico alemão Joseph von Fraunhofer (1787–1826). Na astrofísica, muitas vezes áreas são classificadas com relação a energia envolvida no processo. Por exemplo, a Astrofísica de altas energias, é um ramo da astronomia que se concentra no estudo das propriedades e do comportamento de partículas de alta energia que se originaram no espaço. Essas partículas podem incluir raios cósmicos, neutrinos, raios gama e outras formas de radiação. por exemplo, na UFRN orientei uma dissertação de mestrado que estudou neutrinos provenientes do Sol. Física Solar + Partículas. — Perguntas tais como: Qual é a natureza da matéria escura e da energia escura? Como os raios cósmicos e outras partículas de alta energia interagem com a matéria e a radiação? Qual é a origem das partículas mais energéticas do universo? São típicas desta área da Astronomia.

Experimentos de astronomia de altas energias usam uma variedade de técnicas para detectar e estudar essas partículas de alta energia. Isso pode incluir detectores terrestres, como receptores e detectores de partículas, bem como experimentos espaciais que usam satélites e outros instrumentos.

Não cofundir Física de alats energias com “física de partículas” que é o ramo da física que estuda as partículas e campos. Os físicos de partículas estudam uma ampla gama de partículas subatômicas, incluindo elétrons, prótons, nêutrons, quarks, léptons e bósons. Essas partículas são estudadas usando aceleradores e detectores de partículas de alta energia, que permitem aos físicos sondar o comportamento e as propriedades das partículas em escalas muito pequenas.

Em suma, a astronomia mede as posições, luminosidades, movimentos e outras características dos objetos celestes. A cosmologia cobre as maiores estruturas do cosmos e o universo como um todo. A ciência da astrofísica envolve de maneira global o estudo da matéria e da radiação no universo conforme compreendida e descrita com base nas leis da física. Estudantes que desejam seguir nesta área devem focar em uma formação fundamentada no estudo de uma uma ampla gama de fenômenos Físicos. A astrofísica é geralmente conectado com aspectos observacionais (experimento) e teóricos.

E porque estudar astronomia?

Assim como muitos ramos das ciências, estudar astronomia gera muitos benefícios, tanto práticos, intelectuais e filosóficos. Se fossemos separar algumas razões pelas quais deveriamos escolher estudar astronomia, poderiamos dizer que:

Entendendo o universo: A astronomia nos permite entender a natureza física do universo, incluindo sua origem, evolução e destino final. Esse conhecimento é essencial para entender nosso lugar no cosmos. De onde viemos e para onde podemos ir.

Avanço do conhecimento científico: A astronomia é um campo ativo de pesquisa científica, com novas descobertas e avanços acontecendo o tempo todo. Ao estudar astronomia, você pode contribuir para nossa compreensão do universo e avançar no conhecimento científico global, incluisive de outras áreas não relacionadas diretamente (ex: o ccd das máquinas fotográficas são resultado da pesquisa em astrofísica observacional instrumental)

— Desenvolver habilidades de pensamento crítico: a astronomia envolve a análise de dados, organização de experimentos e o desenvolvimento e teste de hipóteses, além da realização de previsões com base em evidências. Essas habilidades são essenciais para a investigação científica e podem ser aplicadas a muitas outras áreas da vida. Muitos dos alunos de Astronomia são aproveitados em funções de empresas, bancos etc.

— Curiosidade inspiradora: a astronomia é um assunto fascinante que pode inspirar curiosidade e admiração em pessoas de todas as idades. Estudar astronomia pode ajudá-lo a apreciar a beleza e a complexidade do universo e inspirar um amor vitalício pelo aprendizado.

— Aplicações práticas: A astronomia tem aplicações práticas em áreas como navegação, cronometragem e comunicação. Estudar astronomia pode ajudá-lo a entender essas aplicações e desenvolver novas tecnologias que dependem de nossa compreensão do universo.

Algumas links sobre a minha pesquisa* e sobre nosso Grupo

Cientistas descobrem exoplaneta coberto por água; brasileiro está no grupohttps://www.estadao.com.br/ciencia/cientistas-descobrem-exoplaneta-coberto-por-agua-brasileiro-esta-no-grupo/

ICTP-SAIFR Curso do Professor José Dias do Nascimento no José Dias do Nascimento Jr.: “Hunting Exoplanets by Gravitational Microlensing” https://www.youtube.com/watch?v=9RS-VV8f_LQ

— A astrofísica na UFRN |Programa Univerciência | 2 semanas atrás: EP. 14 4ª Temporada (11.02.2023) Vá para 14m19s: https://www.youtube.com/watch?v=2Zbv8KL5qYs&feature=youtu.be

Pesquisador da UFRN participa de descoberta de exoplaneta coberto por água https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/08/28/pesquisador-da-ufrn-participa-de-descoberta-de-exoplaneta-coberto-por-agua.ghtml

— Radio Francesa: https://www.rfi.fr/br/ciencias/20191008-descoberta-mudou-fisica-e-astronomia-diz-cientista-brasileiro-que-pesquisou-com-no

— SpaceToday : Detectando Exoplanetas Com As Microlentes Gravitacionais

https://www.google.com/search?q=Jos%C3%A9+Dias+Microlentes&sxsrf=AJOqlzUnLphhM4QX-rHu0QK5Ahtna69p6g:1677687080756&source=lnms&tbm=vid&sa=X&ved=2ahUKEwiD_Pezj7v9AhULEVkFHYkIBQYQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1118&bih=796&dpr=1#fpstate=ive&vld=cid:f1f23a33,vid:TD2Uc0SKT8g

Prof. José-Dias’s Harvard University: https://www.cfa.harvard.edu/people/jose-dias-do-nascimento

Twitter: https://twitter.com/jdonascimentoJr

https://www.space.com/16014-astronomy.html

--

--